As danças mais famosas que fazem na festa junina são:
Quadrilha :
Também chamada de quadrilha caipira ou de quadrilha matuta, é muito comum nas festas juninas. Essa dança fala muito sobre diversas evoluções em pares e é aberta por um homem vestido de noivo e uma mulher vestida de noiva, pois a quadrilha representa o grande baile do casamento que hipoteticamente se realizou.
Essa dança surgiu em Paris no século XVIII (chamada "quadrille"), tendo origem a contredanse française, que por sua vez é uma adaptação da country danse inglesa.
Esta é uma dança Quadrilha.
Fandango :
Dançado muito em várias regiões do país em festividades católicas como o Natal e as festas juninas, o fandango tem vários sentidos diferentes de acordo com a localidade. Por exemplo no Sul, o fandango representa um baile com várias danças regionais : anu, candeeiro, caranguejo, chimarrita, chula, marrafa, pericó, quero-quero, cana-verde, marinheiro, polcae outros.
Esta é uma respresentação da dança fandango.
Bumba-meu-boi :
Dança dramática presente em várias festividades, como o Natal e as festas juninas, o bumba-meu-boi tem características diferentes e recebe inclusive denominações distintas de acordo com a localidade em que é apresentado: no Piauí e no Maranhão, chama- se bumba-meu-boi; na Amazônia, boi-bumbá; em Santa Catarina, boi-de-mamão; no Recife, boi-calemba; e no estado do Rio de Janeiro, folguedo-do-boi.
O motivo dessa dança era que uma mulher que estava grávida queria comer boi. O marido aceitou e matou o primeiro boi que viu. O dono do boi ficou bravo, foi ai que surgiu um curandeiro e ele ressucitou o boi e todos ficaram felizes. Então a dança é um boi de papel que tenta atacar o homem e o resto do grupo toca instrumentos.
Esta é uma representação da dança Bumba-Meu-Boi.
Lundu (lundum/londu/landu)
De origem africana, o lundu foi trazido para o Brasil pelos escravos vindos pricipalmente de Angola. Nessa dança, homens e mulheres, apesar de formar pares, dançam soltos.
A mulher dança no lugar e tenta seduzir com seus encantos o parceiro. Ela demonstra sua beleza ao dançar, para mostrar interesse ao rapaz, que a seduz e a envolve. Nesse momento, os movimentos são mais rápidos e revelam a paixão que passa a existir entre os dançarinos. Logo o homem começa a envolver outra mulhar e a dança lundu começa de novo.
Esta é uma dança Lundu que foi dançada na África.
Cateretê (catira)
Dança rural do Sul do país, o cateretê foi introduzido pelos jesuítas nas comemorações em homenagem a Santa Cruz, São Gonçalo, Espírito Santo, São João e Nossa Senhora da Conceição. É uma dança bastante difundida nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e também está presente nas festas católicas do Pará, Mato-Grosso e Amazonas.
Em geral, o cateretê é dançado apenas por homens, porém, em alguns estados, como Minas Gerais, as mulheres também participam da dança. os dançarinos formam duas fileiras, com acompanhamento de viola, cantos, sapateando e palmas. Os dançarinos não cantam, apenas batem os pés e as mãos e acompanham a evolução. As melodias são cantadas por dois violeiros, o mestre. que canta a primeira voz, e o contramestre, que faz a segunda.
Esta é uma representação da dança Cateretê.
Site pesquisado : http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_dancas.htm