O nosso grupo visitou a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz , 02 - Luz - Tel. 11- 3324-1000
Terça a Domindo das 10h às 17h30
Ingressos ( Pinacoteca e Estação Pinacoteca) R$ 6 e R$ 3
Grátis aos Sábados
Estudantes co carteirinha pagam meia.
O acervo inicial da Pinacoteca e composto por 26 pinturas transferidas do atual Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As 26 pinturas são de autoria de oito artistas Reno adis da época: Almeida Junior, Pedro Alexandrino,Oscar Pereira da Silva, Antônio Parreiras, Pedro Weingartner, benjamins Parlagrecco, Antônio Ferrigno e Bertha Worms. A seleção engloba diversos gêneros de pintura: natureza morta, paisagem e pintura histórica.
Entre 1905 e 1911 são incorporados ao patrimônio 33 pinturas.
Nesse período, o Liceu de Artes e Ofícios abriga mostras internacionais assim como exposições individuais de renomados artistas como Pedro Alexandrino, Aurélio de Figueiredo, Enrico Vio e Alfredo Norfini.
A compra de obras pelo governo do estado diretamente para o acervo da Pinacoteca e uma pratica que teve inicio em 1913 com a aquisição de Leilão de Peixes, do pintor espanhol Cubells y Ruiz. Em 1918 adquiriu a obra Os Imigrantes, do pintor italiano Antônio Rocco. Desde então, a aquisição de obras por parte do governo do estado, vem ocorrendo de forma irregular.
Entre 1905 e 1911 são incorporados ao patrimônio 33 pinturas.
Nesse período, o Liceu de Artes e Ofícios abriga mostras internacionais assim como exposições individuais de renomados artistas como Pedro Alexandrino, Aurélio de Figueiredo, Enrico Vio e Alfredo Norfini.
A compra de obras pelo governo do estado diretamente para o acervo da Pinacoteca e uma pratica que teve inicio em 1913 com a aquisição de Leilão de Peixes, do pintor espanhol Cubells y Ruiz. Em 1918 adquiriu a obra Os Imigrantes, do pintor italiano Antônio Rocco. Desde então, a aquisição de obras por parte do governo do estado, vem ocorrendo de forma irregular.
Bananal - Lasar Segall
São Paulo - Tarsila do Amaral
Duas aquisições que merecem destaque: Bananal, de Lasar Segall e São Paulo, de Tarsila do Amaral, que representaram o inicio do movimento modernista.
As doações também são pratica corrente dessa fase inicial. Uma das primeiras doações foi o auto retrato de Beatriz Pompeu de Camargo em 1918.
A partir de 1930, o Museu atravessa vários contratempos permanecendo fechado durante dois anos. Suas salas são utilizadas para diversos fins, funciona como abrigo militar durante as revoluções de 1930 e 1932, é atingido por um incêndio. Nesse período conturbado o acervo da Pinacoteca se dispersa por diversos órgãos públicos.
Em 1932 passa-se a guarda de conservação e responsabilidades das obras para a Escola de Belas Artes de São Paulo.
Em 1935 a Pinacoteca adquire a obra Mestiço de Cândido Portinari. É a primeira obra do artista a ingressar no Museu.
Mestiço - Cândido Portinari
Em 2005 ao comemorar seu primeiro centenário, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, conta com um acervo de 6 mil obras de diversas linguagens ( pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, objeto e instalação) que forma um amplo panorama das artes visuais produzidas no Brasil.
Nos últimos anos, a instituição consolidou-se como uma referência museológica no país e no exterior desenvolvendo atividades de conservação e restauro, documentação e exposição. Oferece programas educativos voltado para públicos portadores de necessidades especiais, além de uma biblioteca especializada em artes visuais e um centro de documentação e memórias.
Exposições em Cartaz
De 24/09/11 a 15/11/11 - Frei Veloso e a tipografia do arco cego
De 15/10/11 a 01/07/12 - O nú além das academias
- O Lugar da arte: Almeida Junior e Pedro Alexandrino
- Saudade pela ausência
- Viajantes Contemporâneos.
( ver mais através do site: www.pinacoteca.org.br )
Pedro Alexandrino ( São Paulo - 1856 - 1942 )
Pintor, decorador, desenhista e professor, inicia-se na pintura aos 11 anos, ao trabalhar com o decorador francês Barandier na catedral de Campinas.
Nessa época também auxiliou o decorador francês Stevaux em são Paulo.
A partir de 1883 estudou com Almeida Junior em seu ateliê.
Lecionou desenho no Liceu de Artes e Ofício de São Paulo e 1895 e 1896.
Viajou para Paris com Almeida Junior e quando retornou ao Brasil na primeira década do sec. XX, lecionou pintura e teve como alunos : Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Bonadei entre outros.
Artista especializado em Natureza Morta, sua produção foi influenciada por seu mestre Almeida Junior.
O gosto do artista por formas arredondadas ou cilíndricas, revela-se em: Flores e Doces ou Metais, Porcelanas e Morangos.
Fonte:
Pinacoteca do Estado - Um acervo centenário - Comitê Editorial.
Pinacoteca do Estado - A História de um Museu - Editor Marino Lobello
http://www.pinacoteca.org.br
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